QUEM SOU?

 

Professora Elena

Professora Elena

 

Sou a Maria Elena Soczek, pedagoga, professora, psicopedagoga, pós graduada em Educação Especial. Fundei a Startup Ensinar Diferente, inicialmente focada na formação de professores, hoje também trabalha com a criação de jogos e workshops  relacionados a eles.

INSTAGRAM: Profª Elena

FACEBOOK: Elena Soczek

ENSINAR DIFERENTE: ensinardiferente.com.br

INSTAGRAM

ÉTICA EM AÇÃO: eticaemacao.com.br

 

 

HISTÓRICO:

Graduada com Licenciatura Plena em Pedagogia, pós-graduada com especialização em Educação Especial e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

2001 – Participei de uma Companhia de Teatro “Lili”, após 10 anos de me construindo em oficinas de teatro na cidade de Araucária.

2005 – Estagiei em uma sala de recursos para Condutas Típicas (era o nome dado na época para Transtorno de conduta e Autismo).

2005 – Comecei minha carreira estagiando em uma faculdade, nela me tornei auxiliar administrativo do setor de monografias de pós-graduação.

2008 – Participei do projeto CIRCO – Centro Integrado de Reabilitação Cognitiva da UFPR.

2008 –  Trabalhei no Clube Curitibano com crianças de 0 a 14 anos, com oficinas de arte e teatro.

2009 – Iniciei meu trabalho como alfabetizadora na APAE Araucária com adolescentes e adultos com deficiência intelectual e síndrome de down.

2010 – Continuei a lecionar na APAE de Araucária e no período contrário, trabalhava na APAE da cidade da Fazenda Rio Grande.

2010 – Atuei como professora do Ensino Médio nas disciplinas de história e sociologia.

2011 – Deu-se o inicio o meu primeiro padrão na prefeitura de Curitiba, onde trabalhei na escola Papa João XXIII como professora de ARTE e na escola Desembargador Marçal Justen como Apoio Pedagógico.

2011 –  Iniciei meus atendimentos como psicopedagoga clinica e institucional.

2012 – Iniciei meu trabalho na Escola Municipal Professora Joana Raksa como professora de ARTE e da Educação Infantil no período contrário. A noite no projeto Jornal Extra Extra com alunos do segundo ciclo. E nos finais de semana coordenava o projeto Comunidade Escola nesta unidade.

2012 – Iniciei meu segundo padrão na prefeitura de Curitiba, na escola Municipal Santa Ana Mestra com um projeto de psicomotricidade para estudantes em contraturno escolar.

2013 – Era professora da Educação Infantil na Escola Municipal Professora Joana Raksa e no CMEI Cajueiro.  A noite no projeto Jornal Extra Extra com alunos do segundo ciclo. E nos finais de semana coordenava o projeto Comunidade Escola nesta unidade.

2014 – Levei os dois padrões para a Escola Municipal Professora Joana Raksa, em um período era professora do primeiro ano ( segui com a turma do pré), no outro era professora de Arte. A noite continuei com o projeto Extra Extra e nos finais de semana coordenava o projeto Comunidade Escola nesta unidade.

2015 – Comecei a trabalhar com o Apoio Pedagógico no contraturno escolar para estudantes com dificuldade de aprendizagem.

2016 – Continuei a trabalhar no Apoio Pedagógico no contraturno escolar para estudantes com dificuldade de aprendizagem.

2017 – Inicio como Formadora e Pedagoga de referência da Secretaria de Educação da cidade de Curitiba – Núcleo Regional CIC.

2017 – Crio uma Startup Educacional, com ferramentas e formação para professores.

2017 – Lanço a nível Nacional o jogo de tabuleiro “Ética em Ação”, qual foi incubado pela Fundação da Operadora Vivo, iniciando com a distribuição de 500 exemplares.

2018 – Inicio como professora de Tecnologias e Inovação no Makerspace – Faróis do Saber e Inovação

2019 – Palestro sobre o ecossistema de inovação e suas contribuições para a educação.

 

PESQUISAS:

Sou pesquisadora desde que minha amada mãe me deu a luz, eu vivia com o “por quê” em minha mente e atormentava a vida dos adultos com inúmeras perguntas. Lembro nitidamente de quando eu tinha uns 4 anos e ficava perguntando “qual letra era aquela”, e quando me respondiam, ia buscando ela nas caixas que encontrava. Com uns 11 anos, após ler todos os livros infantis e juvenis da biblioteca da escola (não eram muitos), resolvo ler os livros reservados aos professores, iniciei aí o meu amor por temas relacionados a mente humana e aprendizagem.

2005 – Pesquisei em campo por 2 anos e teoricamente por 4 anos sobre Transtorno de Conduta e Autismo.

2008 – Iniciei minhas pesquisas com teatro em sala de aula e as contribuições dos jogos cênicos para o cognitivo e funções executivas.

2009 – Iniciei pesquisas na área de desenvolvimento humano, cognição e aprendizagem.

2016 – Pesquiso e fabrico jogos de tabuleiros com temáticas do mundo infantil e juvenil.

2017 – Além das pesquisas anteriores,  estou criando um “método” novo de ensinar, uma nova concepção de educação, intitulada Ensinar Diferente.

2017 – Crio e fabrico jogos para disparar conteúdos em sala de aula, com temas solicitados por mantenedoras e professores.

2018 – Pesquiso sobre Estudantes como criadores de jogos (em andamento).

2019 – Pesquiso sobre Os ecossistemas de inovação e suas contribuições com a educação.

Facebook Comments