Currículo, planejamento e metas: Quando elaborar ?

como iniciar o ano letivo

Estamos no inicio das nossas férias, temos que descansar, curtir a família, conhecer novos lugares, ir a teatros e a shows. Mas se mesmo fazendo tudo isso, sua mente quer criar, que tal planejar nosso novo ano letivo ?

Temos pela frente mais de 200 dias ao lado dos nossos alunos e no mínimo 800 horas de aprendizagens. Parece muito, mas quando chegar setembro, parece que não vamos conseguir vencer os conteúdos que ainda temos que dar. Por isso sugiro que se ORGANIZE antes mesmo no ano iniciar. Parece loucura trabalhar “antes do tempo”, mas quando todas estiverem desesperados, você terá tempo para criar o que quiser!

Entre tantas tarefas que temos que fazer, sugiro que comece conhecendo a sua turma, quantos alunos são, quantas meninas, quantos meninos, se há alunos com necessidades especiais, quando seriam estas necessidades e como irá inseri-los no cotidiano escolar.

Outra tarefa importante é conhecer o currículo do ano/serie que irá lecionar. Mesmo que domine os objetivos, conteúdos e avaliação, é necessário o estudo.

Agora vem a parte mais importante, PLANEJAMENTO ANUAL, você deve elaborar o planejamento para o ano todo, loucura ? Em duas horas de dedicação exclusiva você o fará. Lembre-se que os planejamentos são flexíveis e deverão estar de acordo com as demais colegas na mesma serie/ano. Por isso não se preocupe em ser exato. A sua preocupação principal será adequar os conteúdos de março a novembro. Para o mês de fevereiro  você deve dedicar a avaliações diagnósticas, estabelecer a rotina escolar e resgatar  os conteúdos da serie/ano anterior. No mês de dezembro você irá selecionar os conteúdos que considerar necessário fazer um resgate e se tudo der certo, ainda terá tempo para prepara-los para o proximo ano.

Ao fazer seu planejamento anual, vá fazendo também as METAS mês a mês. Não somos uma empresa que precisa “bater metas”. Elas servem para que você possa ter claramente se você deu conta de trabalhar todos os conteúdos e o que ficará para o mês seguinte, quem alcançou a aprendizagem e o que faltou para cada estudante e você pode colar a meta na agenda da criança, assim os pais estarão cientes do que seus filhos irão aprender naquele mês e no final, já saberão se ele aprendeu ou não. Muitos pais elogiam esta pratica, pois assim, buscam lições para seus filhos fazerem em casa junto com eles.

Então são três tarefas que devemos fazer antes do inicio do ano letivo: Estudar o currículo, Fazer seu planejamento anual e elaborar as metas.

BOAS FÉRIAS!

ler na praia

ler na praia

Facebook Comments
janeiro 2nd, 2017

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *