Como trabalhar as Habilidades Cognitivas?

HABILIDADES COGNITIVAS orientação espacial

Alguns professores se perguntam: “Por quê meu estudante não aprende?”

Para responder esta, é necessário que você responda outra: “As habilidades cognitivas estão bem desenvolvidas?”

TODA CRIANÇA TEM CAPACIDADE DE APRENDER! Mas para que ela aprenda algo, é necessário pré-requisitos, aprendizagens anteriores para dar subsídios aos novos aprendizados.

As Habilidades Cognitivas são muitas, vamos sugerir algumas atividades para trabalhar com elas.

ATIVIDADES PARA TRABALHAR O ESQUEMA CORPORAL

  • Espelho corredor;
  • Músicas com gestos imitativos;
  • Desenhar , contornar, massagear corpo;
  • Pular, mover, levantar.
  • Medir a criança com o barbante e expor o comprimento, podendo comparar posteriormente o seu crescimento.
  • ESQUEMA CORPORAL

    habilidade cognitiva: ESQUEMA CORPORAL

A CRIANÇÃO QUE NÃO TRABALHOU ESTA HABILIDADE PODE APRESENTAR DIFICULDADES:

  • Coordenação motora ampla, fina e visomotora, lateralidade (domínio do espaço da folha, linha, contorno das letras ao escrever).
  • Problema na percepção espaço-temporal (confunde letras b/d, p/q, n/u, sílabas, palavras).Letra disforme;

    ATIVIDADES PARA TRABALHAR A LATERALIDADE

  • Andar jogando uma bexiga de uma mão para outra;
  • Pular com perna direita para frente e esquerda para trás;
  • Caça tesouro com setas indicativas;
  • Músicas, brincadeiras diversas;
  • Saltar, lançar bolas, petecas com mãos; (indicação professor)
  • Desenhar um lado do corpo;
  • Brincar de robô (espaço delimitado)
  • Arremesso de bola ao alvo com mão direita e esquerda
  • Mirar alvos através de tubos, buracos, telescópios.

HABILIDADE COGNITIVA: Lateralidade

Habilidade cognitiva lateralidade

A CRIANÇÃO QUE NÃO TRABALHOU ESTA HABILIDADE PODE APRESENTAR DIFICULDADES:

  • Frequentes quedas;
  • Inabilidade manual;
  • Problemas de linguagem (rápida e enrolada);
  • Escrita repassada e/ou espelhada e/ou ilegível e/ou invertida (cabeça para baixo);
  • Leitura comprometida;
  • Dificuldade em orientação espacial;
  • Não diferencias p/q, b/d

ATIVIDADES PARA TRABALHAR A ORIENTAÇÃO ESPACIAL

  • Andar por labirintos de carteiras sem esbarrar;
  • Cama de gato;
  • Andar devagar até determinado ponto e retornar correndo; (controlar tempo)
  • Escrever o nome ou desenhar no ar;
  • Correr, subir, bater palmas, dentro de um espaço e tempo; (circuitos)
  • Marchas com equilíbrio. Soldado, boneco de pano.
  • Jogo memória, quebra cabeças;
  • Corrida com grampos de roupas.

  • A CRIANÇÃO QUE NÃO TRABALHOU ESTA HABILIDADE PODE APRESENTAR DIFICULDADES:Dificuldade na percepção de direita e esquerda;
  • Confunde as letras;
  • Dificuldade em respeitar a sucessão das letras nas palavras e das palavras nas frases;
  • Dificuldade de locomover os olhos durante a leitura;
  • Não respeitar a direção horizontal do traçado;
  • Não respeitar os limites da folha;
  • Dificuldades para se organizar, espalha seus pertences;
  • Esbarra em objetos e/ou pessoas;

 

Facebook Comments
setembro 13th, 2017

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *